domingo, 30 de janeiro de 2011

CodeIgniter 2.0 Liberado!

Hoje fiquei sabendo do lançamento do CodeIgniter (CI para os íntimos) versão 2.0. Já fazia mais de um ano que eles estavam trabalhando nesta versão. O anúncio oficial do lançamento e informações sobre as mudanças podem ser vistos em todos os detalhes no site oficial.

Algumas mudanças notáveis foram o abandono da versão 4 do PHP (que já estava na hora, será que alguém ainda usa PHP 4?). Agora o framework tem suporte nativo a query strings, uma falta considerável nas versões passadas na minha opinião. Outra coisa legal foi a adição de suporte para execução de scripts via linha de comando facilitando a criação de cron jobs, se bem que isso já era possível antes com o uso de bibliotecas. Além disso temos as tradicionais correções de bugs e melhorias no código.

O CodeIgniter é um framework PHP muito simples de se usar e instalar. Funciona praticamente em qualquer host compartilhado que você encontrar. Além disso te ajudar com todo aquele trabalho feijão com arroz que sempre tem que ser feito em coisas como upload de arquivos, validação de formulários, envio de emails, sql injection, prevenção de ataques XSS etc. Tem uma comunidade muito ativa e uma excelente documentação através de seu guia do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário